Sobre o Novembro Fotográfico

O evento

O Novembro Fotográfico surgiu de um sonho antigo: o de realizar o primeiro festival de fotografia de São Luís.

A edição de 2019 está em fase de concepção, porém esse ano sem patrocínio. Como o nome já diz, o mês já se sabe - as datas certas só adiante. Com o fortalecimento da cultura e da arte brasileira esse encontro fotográfico querido seguirá em frente.

Em 2018, esse evento trouxe algumas das propostas iniciais: a troca de ideias, diálogos, o intercâmbio entre artistas e a imersão em oficinas criativas com aspectos singulares e diferenciais. E assim seguirá, com propostas voltadas ao pensar imagético e às trocas de experiências.

Artistas

Na edição de 2018, foram convidadas as fotógrafas maranhenses: Carolina Libério, Carolina Pitanga, Claudia Marreiros, Gê Viana, Ingrid Barros, Jane Maciel, Silvana Mendes e Sunshine Santos - mulheres cujos trabalhos merecem maior destaque na cena contemporânea, para além das potências, são atuais e singulares.  Somado a esse grupo, o premiado fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos também se fez presente no projeto.

No diálogo sobre desconstruções e reconhecimentos, foram convidados a fotógrafa paulista Marcela Bonfim e o pedagogo e fotógrafo Claudio Feijó.

autoria: Tatiana Soares

Organizadora: Maria Thereza Soares

Maria Thereza Soares é fotógrafa e cineasta, formada pela Universidade Federal Fluminense. Tem especialização em "Artes Visuais: Cultura e Criação" e mestrado em "Cultura e Sociedade". Pesquisa sobre fotografia em São Luís, fotografia contemporânea brasileira e mulheres na fotografia. Dirigiu o filme "José Louzeiro: depois da luta" e faz parte dos coletivos "YVY" e "Fotógrafas Brasileiras".